UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 13h13

Com estresse, Mujica cancela participação em reunião na Espanha

ANSA
MONTEVIDÉU, 12 MAI (ANSA) - O presidente do Uruguai, José Mujica, suspendeu sua viagem à Espanha, onde participaria, na semana que vem, da Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe, devido a uma crise de estresse.

Foi o médico pessoal do mandatário quem recomendou o cancelamento, alegando que o chefe de Estado está atravessando um "pico" de estresse. Também foi aconselhado que Mujica diminua suas atividades, para descansar, ao menos, seis horas por dia.

Segundo informou hoje o jornal La República, o vice-presidente, Danilo Astori, irá à reunião no lugar do mandatário, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro.

Além da participação no evento, que ocorrerá em Madri entre os dias 15 e 19, estava previsto que o presidente uruguaio mantivesse encontros bilaterais com outros líderes que viajarão à Espanha.

Mujica, de 74 anos, tomou posse em 1º de março, consolidando o segundo governo da coalizão de esquerda Frente Ampla, a mesma de seu antecessor, Tabaré Vázquez (2005-2010).

Por sua vez, a presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, que assumiu o cargo no último sábado, anunciou que participará da cúpula . Em uma coletiva de imprensa, a mandatária contou que pretende manter diálogos para superar os entraves que impedem a assinatura de um acordo entre a América Central e a União Europeia (UE).

Na sua primeira semana de trabalho, Chinchilla conversou por telefone com o premier espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, com o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, e da Guatemala, Álvaro Colom. A nova mandatária também se comunicou com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h38

    -0,60
    3,126
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h48

    0,09
    75.676,10
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host