UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 19h10

Papa diz levar consigo o 'sofrimento da humanidade'

ANSA
FÁTIMA, 12 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI, ao encontrar-se com uma multidão de fiéis na cidade portuguesa de Fátima [considerada um dos símbolos do catolicismo], disse levar consigo "as preocupações" e "o sofrimento da humanidade".

"Levo comigo as preocupações e as expectativas do nosso tempo e os sofrimentos da humanidade ferida, os problemas do mundo, e venho colocá-los aos pés de Nossa Senhora de Fátima", declarou o Papa, ao realizar na noite de hoje a oração do Santo Rosário na capelinha das Aparições na Esplanada do Santuário de Fátima.

No local, o Papa invocou a ajuda da Virgem Maria "para que todas as famílias, seja a dos que se distinguem com o nome cristão ou a dos que ainda ignoram o seu Salvador, vivam em paz e harmonia até reunirem-se em um só povo de Deus".

Segundo ele, "no nosso tempo, no qual a fé em muitas partes do mundo corre o risco de se apagar como uma chama que não é mais alimentada, a prioridade é, acima de tudo, tornar Deus presente neste mundo e abrir aos homens o acesso a Deus".

A celebração desta noite começou por volta das 21h30 locais [17h30 no horário de Brasília] em meio a uma multidão de fiéis. Bento XVI iniciou o rosário ajoelhado em frente à imagem da Nossa Senhora de Fátima.

Ainda hoje o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, que acompanha o Pontífice na viagem apostólica a Portugal, irá comandar a missa das Vésperas na Solenidade da Bem-Aventurada Virgem de Fátima.

A visita ao país europeu foi programada em ocasião do 10º aniversário da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco e terminará na próxima sexta-feira, após a passagem de Bento XVI pela cidade de Porto. Durante a tarde de ontem e a manhã de hoje ele esteve em Lisboa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host