UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 10h36

Premier português comete gafe após reunião com Bento XVI

ANSA
LISBOA, 12 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, cometeu uma gafe após se reunir nesta quarta-feira com o papa Bento XVI, em Lisboa, segundo informou a imprensa local.

De acordo com a televisão pública portuguesa, o premier teria se referido ao Pontífice como "Vossa Eminência", pronome de tratamento usado para cardeais. O correto seria dizer "Vossa Santidade".

O deslize ocorreu quando Sócrates relatava o encontro com Bento XVI à imprensa. "Tive a oportunidade de ressaltar, diante de Vossa Eminência, a importância das instituições da Igreja no nosso país", teria dito o chefe de Governo.

O Papa iniciou ontem uma viagem apostólica de quatro dias a Portugal, em ocasião do décimo aniversário da beatificação de dois dos três pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco.

Hoje, o Pontífice compareceu ao Centro Cultural de Belém para um evento que contou com a presença de centenas de personalidades das áreas de ciência e cultura, como o cineasta Manoel de Oliveira, de 101 anos de idade.

Em seguida, Bento XVI se reuniu com Sócrates, sendo que o encontro durou meia hora e foi acompanhado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

De acordo com o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, a reunião também teve como tema as atividades da Igreja Católica na área educacional e as contribuições de Portugal aos países de língua portuguesa.

Ao conversar com a imprensa após o encontro, o premier ainda ressaltou que foram abordadas as "excelentes relações" entre o Vaticano e Portugal. "Uma convergência entre Estado e Igreja nos esforços para responder a todas as questões sociais é muito importante", pontuou Sócrates.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host