UOL Notícias Notícias
 

16/05/2010 - 14h28

Em encontro na Espanha, Calderón e Zapatero falam de laços bilaterais

ANSA
SANTILLANA DEL MAR, 16 MAI (ANSA) - O presidente mexicano, Felipe Calderón, recebeu o prêmio "Nova Economia Fórum 2009" das mãos do primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, junto a quem destacou os laços econômicos que unem ambas nações.

Durante um encontro paralelo à VI Cúpula América Latina e Caribe-União Europeia, iniciada hoje na Espanha, os dois líderes se encontraram na pequena localidade de Santillana del Mar, norte do país.

Também compareceu ao evento -- no qual Calderón e Zapatero prometeram reforçar o comércio e os investimentos entre os dois países -- o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

O primeiro-ministro classificou o México como "sócio estratégico e de futuro" e declarou que as empresas espanholas "desejam participar dos projetos de privatização que promove o governo mexicano". Em especial, citou os setores elétrico, de comunicações e transporte.

"Nos últimos dez anos o investimento da Espanha no México subiu a 30 bilhões de euros", acrescentou, por sua vez, Calderón, lembrando que Madri é o segundo sócio comercial de seu país na Europa.

Zapatero também aproveitou a cerimônia de entrega do prêmio para condenar o possível sequestro do ex-candidato presidencial mexicano Diego Fernández de Cevallos, desaparecido desde ontem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h59

    -0,48
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h05

    -0,32
    75.363,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host