UOL Notícias Notícias
 

16/05/2010 - 15h30

Paraguai manifesta preocupação contra possíveis travas da Argentina a importações

ANSA
ASSUNÇÃO, 16 MAI (ANSA) - O governo do Paraguai expressou sua preocupação devido às possíveis medidas a serem adotadas pela Argentina contra a importação de mercadorias e às travas fronteiriças ao comércio.

O anúncio foi feito pela Chancelaria do país, referindo-se a uma reunião mantida em Madri entre o vice-ministro das Relações Exteriores paraguaio, Manuel María Cáceres, e o secretário de Comércio e Relações Econômicas Internacionais argentino, Alfredo Chiaradia.

Os dois se reuniram na Espanha, onde começa neste domingo a VI Cúpula América Latina e Caribe-União Europeia.

De acordo com a nota, Cáceres falou a Chiaradia da preocupação expressada por setores empresariais do Paraguai sobre os prejuízos que poderiam ocasionar eventuais restrições às compras de produtos estrangeiros.

Recentemente, o secretário de Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, explicitou o desejo de seu governo de "impedir a entrada de mantimentos importados que tenham um equivalente de produção nacional".

O Paraguai exporta vários artigos alimentícios à nação governada por Cristina Kirchner que, segundo informações difundidas por Assunção, seriam afetados pelas restrições.

"O embaixador Cáceres transmitiu também a inquietude do governo sobre as excessivas demoras nos postos de fronteira", acrescentou o comunicado da chancelaria, citando o processo de liberação de produtos nas alfândegas.

Chiaradia, por sua vez, teria indicado que ainda não foi adotada nenhuma decisão sobre a medida, que gerou repercussões negativas em alguns países, entre eles o Brasil e o Uruguai.

O funcionário argentino prometeu ainda continuar o diálogo para superar os inconvenientes mencionados, conforme relatou a nota do governo paraguaio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host