UOL Notícias Notícias
 

18/05/2010 - 12h47

Piedad Córdoba enaltece criação de grupo europeu que trabalhará pela paz na Colômbia

ANSA
MADRI, 18 MAI (ANSA) - A senadora de oposição colombiana Piedad Córdoba celebrou hoje em Madri a formação do grupo Europeias e Europeus pela Paz, que trabalhará por uma solução negociada ao conflito armado interno que atinge o país sul-americano há décadas.

A iniciativa, que buscará a adesão de pessoas individualmente, foi anunciada durante a Cúpula dos Povos-Enlaçando Alternativas IV, que acontece na capital espanhola em paralelo à governamental VI Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe.

Córdoba, que já mediou vários resgates pacíficos de reféns da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), disse que o grupo tentará conseguir o apoio não somente de políticos, mas de artistas, intelectuais e dirigentes de entidades sociais e humanitárias.

A senadora afirmou que a nova organização "se encaixa à perfeição" com o Colombianos e Colombianas pela Paz, presidido por ela.

Ainda segundo a parlamentar, os idealizadores têm o propósito de "sensibilizar a opinião pública europeia frente ao conflito interno colombiano e apoiar a busca da saída política" ao invés da militar.

Mais cedo, a Anistia Internacional (AI) havia pedido aos chefes de Estado e Governo latino-americanos e europeus presentes na VI Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe que discutissem as violações aos direitos humanos e os deslocamentos forçados que ocorrem na Colômbia.

O país é denunciado por entidades internacionais devido à responsabilidade de grupos paramilitares e guerrilheiros, assim como de forças de segurança, em homicídios, desaparecimentos e sequestros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h49

    1,49
    3,306
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h50

    -2,23
    61.242,76
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host