UOL Notícias Notícias
 

19/05/2010 - 17h22

Presidentes de Argentina e Uruguai decidem antecipar reunião bilateral

ANSA
MONTEVIDÉU, 19 MAI (ANSA) - Os presidentes de Argentina, Cristina Kirchner, e Uruguai, José Mujica, anteciparam a sua reunião para o dia 2 de junho, informou hoje o ministro uruguaio das Relações Exteriores, Luis Almagro.

O encontro, que estava marcado para dois dias depois, será realizado na residência presidencial de Anchorena, no departamento uruguaio de Colonia.

De acordo com Almagro, as delegações dos dois países já realizaram diálogos nesta semana, durante a VI Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe, em Madri, para antecipar temas que serão discutidos pelos mandatários.

Um dos principais assuntos da agenda de Cristina e Mujica é o controle conjunto das águas do Rio Uruguai, como ficou definido na sentença da Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia.

O parecer foi divulgado no dia 20 de abril, quando o tribunal definiu que a construção de uma fábrica de pasta de celulose na região fronteiriça constituiu uma violação do Tratado do Rio Uruguai por parte de Montevidéu. Por outro lado, Haia atestou que a fábrica não polui as águas desse rio, como alegava Buenos Aires.

Outro tema que deve ser discutido é passagem de gás boliviano para o Uruguai por meio do território argentino, além do comércio bilateral e de obras de infraestrutura.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host