UOL Notícias Notícias
 

24/05/2010 - 15h09

Paraguai: Dois brasileiros são assassinados a tiros na região fronteiriça

ANSA
ASSUNÇÃO, 24 MAI (ANSA) - Dois brasileiros foram assassinados na noite de ontem na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay, um dos cinco que estavam sob Estado de Exceção até esta segunda-feira.

A informação foi confirmada hoje pela polícia local, que também divulgou os nomes das vítimas: Jamil Mariano, de 30 anos, e Jorge Luis Avallae, de 45.

No momento do crime, os brasileiros, naturais de Mato Grosso do Sul, estavam em um carro quando foram alvo de ao menos 20 disparos de dois motociclistas.

Pedro Juan Caballero está localizada na fronteira com o Brasil e apenas uma avenida a separa da cidade de Ponta Porá (MS). Nessa região, é comum a ocorrência de crimes violentos que envolvam cidadãos brasileiros.

Além de Amambay, o Estado de Exceção também era válido para os territórios de Alto Paraguai, Concepción, Presidente Hayes e San Pedro.

A medida, que foi reivindicada pelo presidente Fernando Lugo para combater o Exército Popular Paraguaio (EPP), terminou hoje sob críticas da oposição, que questiona os seus efeitos.

Os resultados foram, "em términos gerais, muito pobres, para não dizer péssimos", declarou o senador Hugo Estigarribia.

O Estado de Exceção teve duração de 30 dias e, durante esse período, apenas um suposto integrante do EPP foi detido. No entanto, o governo alega que a presença dos militares nas operações da região diminuiu os índices de criminalidade.

Amanhã, Lugo se reunirá com autoridades dos cinco departamentos para analisar a possibilidade de dar continuidade à atividade militar na região.

Além disso, também nesta terça-feira, o ministro do Interior, Rafael Filizzola, apresentará um informe ao Senado, que o convocou para explicar os resultados do Estado de Exceção.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host