UOL Notícias Notícias
 

25/05/2010 - 19h20

Cristina inaugura galeria e destaca as 'vitórias' e os 'fracassos' da América Latina

ANSA
BUENOS AIRES, 25 MAI (ANSA) - A presidente argentina, Cristina Kirchner, inaugurou na noite de hoje a denominada " Galeria dos Próceres Latino-Americanos", parte das celebrações dos 200 anos da Revolução de Maio, que representa "todos os nossos patriotas, nossas grandes vitórias e alguns fracassos amargos".

Em uma mensagem transmitida ao vivo pelas emissoras locais, Cristina enfatizou ainda que o país chegou ao "bicentenário muito melhor do que há 100 anos".

Logo depois, acompanhada de seus convidados, a presidente passeava pela emblemática Praça de Maio, em meio à multidão que lota o espaço, em frente à Casa Rosada, sede do governo. No local, os líderes regionais assistem juntos ao Desfile Histórico-artístico, na Avenida Diagonal Norte, que recorda os 200 anos de história desde a Revolução de Maio de 1810.

Entre os chefes de Estado presentes destacam-se os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), José Mujica (Uruguai), Fernando Lugo (Paraguai), Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador). Também foi convidado ao evento o hondurenho Manuel Zelaya, deposto em junho de 2009 por um golpe de Estado.

O último dos cinco dias de festejos reuniu milhares de pessoas. Segundo dados locais, as ruas da capital Buenos Aires estão repletas de cidadãos que acompanham os shows e espetáculos, em meio a diversas opções culturais e gastronômicas.

Os eventos seguem até o fim desta terça-feira. Ainda hoje será oferecido um jantar de gala aos cerca de 200 convidados do Executivo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host