UOL Notícias Notícias
 

25/05/2010 - 15h40

Morales diz que Unasul é o "melhor presente" que se pode dar à América do Sul

ANSA
BUENOS AIRES, 25 MAI (ANSA) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou hoje que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) é "o melhor presente" que se pode dar ao continente em comemoração aos 200 anos da independência de diversos países da região.

Além de ressaltar a união entre os governos sul-americanos, Morales, que participa nesta terça-feira dos festejos do Bicentenário da Argentina, também abordou a recente indicação de Néstor Kirchner para a Secretaria-Geral do bloco, com o objetivo de "promover esta grande integração entre os povos".

Kirchner, que foi presidente da Argentina entre 2003 e 2007, foi eleito para o cargo no início do mês, durante reunião da Unasul em Buenos Aires.

Em 2008, a Bolívia foi palco da primeira grande atuação da Unasul como bloco continental. Na época, o grupo expressou respaldo a Morales para evitar que o massacre de 30 camponeses na região de Pando, segundo dados do governo, se transformasse em uma guerra civil no país.

Hoje, o presidente boliviano também destacou que, até 2006, seu país "era absolutamente dependente de organismos internacionais, em especial do FMI [Fundo Monetário Internacional]".

Além disso, Morales ainda desejou "muitas felicidades ao povo argentino, ao seu governo, sua presidenta [Cristina Kirchner] e a todas as organizações sociais, assim como personalidades intelectuais e escritores".

"Temos a mesma história se falamos das grandes lutas de nossos antepassados", destacou o presidente da Bolívia.

Na noite de hoje, Cristina oferecerá um jantar para seus pares. Além de Morales, também confirmaram presença Luiz Inácio Lula da Silva, o venezuelano Hugo Chávez, o uruguaio José Mujica, o chileno Sebastián Piñera e o equatoriano Rafael Correa.

Depois da Bolívia celebrar o seu Bicentenário no ano passado, Chile, Colômbia, México e Venezuela também comemoram em 2010.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,24
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h25

    0,14
    63.851,24
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host