UOL Notícias Notícias
 

26/05/2010 - 08h44

Bento XVI pede a fiéis que rezem para que ele saiba gerir a Igreja Católica

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 26 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI pediu para todos os católicos rezarem para que ele saiba governar a Igreja e cuidar da comunidade de fieis, ao discursar durante a audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano.

Falando sobre hierarquia, o Pontífice afirmou que "o Papa também não pode fazer o que quer, porque é guardião da obediência a Cristo e da sua palavra", e solicitou aos presentes que orem para que ele possa dar assistência a todos, "inclusive aos que estão no pecado".

Atualmente, a Igreja enfrenta uma série de denúncias de crimes de pedofilia que teriam sido cometidos por religiosos de vários países, entre eles Irlanda, Alemanha, Estados Unidos e México. Bento XVI, em ocasiões anteriores, lamentou os abusos e ressaltou como eles prejudicam a imagem e a função da instituição.

Em sua catequese de hoje, o Papa explicou que "hierarquia não quer dizer 'sacro domínio', mas 'sacra origem'. Não vem de nós, mas do alto. É o sacramento sacerdotal que coloca a pessoa no mistério de Cristo, e somente enquanto servo de Cristo pode governar".

"Em relação ao termo 'hierarquia', na opinião pública prevalece a interpretação jurídica, sendo que, para muitos, a hierarquia é contrária à flexibilidade e ao Evangelho. Mas isso é um conceito errado devido também aos abusos de poder e carreirismo. É uma interpretação errada originária nos abusos da história", comentou.

De acordo com o Pontífice, a autoridade e a hierarquia são fundamentais no seio da instituição católica e erra quem pensa que estes valores contrariam uma Igreja pastoral e comunitária.

"A hierarquia implica uma tripla ligação: Cristo, os outros membros da Igreja e os fiéis. Então, comunhão e hierarquia são uma coisa só", defendeu ele, explicando que algumas pessoas escondem os abusos de poder praticados no passado como uma identificação com a "autoridade" e os regimes totalitários do último século.

"Na verdade, aqueles regimes agiam prescindindo de Deus, enquanto a autoridade da Igreja deriva de Cristo e é um serviço", destacou o Papa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host