UOL Notícias Notícias
 

26/05/2010 - 13h31

Chanceler italiano alerta para fracasso das negociações entre Israel e Palestina

ANSA
WASHINGTON, 26 MAI (ANSA) - O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou que poderá se encerrar, dentro de alguns meses, a oportunidade para os diálogos de paz entre Israel e Palestina, conforme já alertou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Estou convencido, como já disse Obama ontem, que a janela de oportunidade poderá fechar no início do outono [que corresponde ao início da primavera no Hemisfério Sul], porque em setembro acaba o período de paralisação da construção dos assentamentos e começa a Assembleia Geral da ONU", observou o chefe da diplomacia da Itália.

De acordo com Frattini, se até setembro não houver "passos concretos", é possível que um dos lados "enrijeça a posição", levando, por exemplo, a uma "autoproclamação do Estado Palestino".

O chanceler, no entanto, comentou que o diálogo indireto entre ambos governos não é um aspecto "negativo", mas que "é evidente que as duas partes devem negociar diretamente" algumas questões.

O ministro se reuniu ontem com Obama, acompanhando o presidente italiano, Giorgio Napolitano, durante sua visita aos Estados Unidos. Frattini também se encontrou com o enviado especial norte-americano para a Paz no Oriente Médio, George Mitchell.

O diálogo está paralisado desde o início de 2009, quando Israel realizou uma ofensiva na Faixa de Gaza, matando centenas de palestinos. A busca por um acordo de paz deveria ser retomada em março, mas as autoridades da Palestina abandonaram as negociações depois que o Estado judeu anunciou a construção de casas em Jerusalém Ocidental.

No último mês de novembro, sob pressão dos EUA, o governo de Israel havia paralisado temporariamente as construções dos assentamentos. Atualmente, o diálogo entre as partes é realizado de forma indireta, sob mediação de Washington.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host