UOL Notícias Notícias
 

26/05/2010 - 12h26

Correa confirma visita de Hillary Clinton ao Equador em junho

ANSA
QUITO, 26 MAI (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, confirmou hoje a visita que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, fará a seu país para analisar temas regionais e comerciais.

De acordo com a imprensa local, o mandatário explicou que a viagem da funcionária foi acordada através do secretário de Estado adjunto para a América Latina, Arturo Valenzuela.

"Arturo Valenzuela me ligou há alguns dias e disse que Hillary quer visitar o Equador. Falei a ele que é bem-vinda", relatou Correa ao retornar da Argentina, onde participou dos festejos em comemoração ao Bicentenário da Independência do país.

Está previsto que a secretária de Estado faça a visita no início de junho, como parte de um giro pela América Latina em coincidência à 40ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), marcada para ocorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Peru.

No início de 2010, Hillary aceitou conversar sobre segurança e defesa com a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) por meio de uma carta enviada a Correa -- que ocupa o cargo de presidente temporário do bloco.

A presença militar norte-americana em sete bases colombianas -- conforme acertado em um acordo firmado entre as duas nações -- gerou preocupação nos demais países da região, que desde agosto tentam estabelecer um diálogo direto sobre segurança com o mandatário norte-americano, Barack Obama.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host