UOL Notícias Notícias
 

26/05/2010 - 16h40

Diferenças políticas não influem no aprofundamento dos laços com a Venezuela, diz Itália

ANSA
CARACAS, 26 MAI (ANSA) - O vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, Vincenzo Scotti, reiterou hoje que o governo de seu país pretende aprofundar as relações com a Venezuela, superando as diferenças políticas, por meio da amizade.

"A Itália quer ter uma relação privilegiada com a Venezuela", explicou Scotti na abertura da Comissão Ítalo-venezuelana, que visa desenvolver os acordos que serão assinados durante a visita do chanceler Franco Frattini a Caracas, entre hoje e amanhã.

"As diferentes opiniões dos governos não devem e não constituem um obstáculo para um diálogo franco e uma grande colaboração, porque estes se fundamentam na amizade dos dois países e na vontade de respeitar a independência e a autonomia de cada um deles", continuou.

Scotti também apontou que o governo do premier Silvio Berlusconi respalda a proposta do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de buscar fórmulas inovadoras para garantir o financiamento para as grandes obras que podem ser concretizadas a longo prazo, minimizando o impacto da crise econômica internacional nas negociações.

"Confirmo a vontade plena do governo italiano de trabalhar para encontrar soluções a este problema em trabalhar para resolver este problema, envolvendo os bancos de desenvolvimento internacionais e as empresas interessadas", explicou.

No domingo passado, Chávez propôs que a Itália explore novas formas de financiamento e investimento, semelhantes ao fundo misto criado na China.

Frattini deve iniciar no fim desta quarta-feira a sua viagem ao país. Além de diversos encontros e a assinatura de acordos, ele também aproveitará a ocasião para entregar ao líder venezuelano uma carta de Berlusconi, na qual o primeiro-ministro ressalta a importância dos laços bilaterais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host