UOL Notícias Notícias
 

26/05/2010 - 18h07

Estatal uruguaia analisa projetos para exploração da Faixa do Orinoco

ANSA
MONTEVIDÉU, 26 MAI (ANSA) - A petroleira estatal uruguaia Ancap definirá até o fim do ano as caracterizas de um projeto para a extração de petróleo na Faixa do Orinoco, na Venezuela, informou hoje à ANSA o presidente da empresa, Raúl Sendic.

Segundo ele, os técnicos da Ancap e as equipes da venezuelana PDVSA avançam na definição das quantidades de combustível que podem ser extraídas e os investimentos necessários para a realização do projeto, em estudo desde 2008.

Sendic esclareceu que a companhia uruguaia pretende retirar da área cerca de 20 mil barris diários de petróleo. Atualmente, o Uruguai tem um consumo de 50 mil barris por dia.

Por outro lado, o dirigente confirmou que a empresa realizará em 2011 uma nova convocação de interessados em prospectar o petróleo da plataforma continental, para a qual já existe interesse da PDVSA, da russa Grazprom e de outras companhias internacionais.

Em dezembro de 2008, o país lançou a Rodada Uruguai, promovendo a prospecção petrolífera em águas territoriais. As negociações foram concluídas em 2009 com a adjudicação de dois blocos a um consórcio formado pela argentina YPF e a Petrobras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host