UOL Notícias Notícias
 

26/05/2010 - 09h22

México pede que Irã esclareça dúvidas sobre programa nuclear

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 26 MAI (ANSA) - O governo do México pediu que o Irã esclareça "todo tipo de dúvidas" sobre seu programa nuclear e exortou o país a "cumprir plenamente" o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (NTP, na sigla em inglês).

A ministra das Relações Exteriores mexicana, Patricia Espinosa, declarou ontem à imprensa que durante um encontro com o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, expôs que é "indispensável a absoluta transparência" do acordo firmado recentemente entre Turquia, Brasil e a nação árabe.

O pacto determina que o Irã enviará 1.200 quilogramas de urânio levemente enriquecido à Turquia, onde o material será enriquecido em 20% -- índice necessário para sua utilização em pesquisas e procedimentos médicos.

A negociação segue uma recomendação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para resolver o conflito que envolve o programa nuclear iraniano, acusado por parte da comunidade internacional -- principalmente os Estados Unidos -- de ter como objetivo a construção de uma bomba atômica.

Teerã nega a suspeita, mas o acordo com Turquia e Brasil foi recebido com ceticismo por várias nações -- que continuam negociando junto ao Conselho de Segurança da ONU a imposição de novas sanções contra o Irã.

Mottaki assegurou a Espinosa que o programa nuclear tem fins pacíficos e, nesse sentido, a chanceler respondeu que o México o reconhece "como um esforço e um desenvolvimento positivo que se deve levar em conta".

Espinosa relatou ainda que comentou junto a seu par iraniano a importância de que o Irã mostre à comunidade internacional "as características das atividades que inclui o programa nuclear".

O país governado por Felipe Calderón possui um acento não-permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, e assumirá em junho a chefia rotativa do órgão -- do qual o Brasil também participa atualmente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host