UOL Notícias Notícias
 

26/05/2010 - 14h18

Presidente italiano diz que a União Europeia 'pode fazer mais' para evitar crises

ANSA
WASHINGTON, 26 MAI (ANSA) - O presidente italiano, Giorgio Napolitano, afirmou hoje em visita ao Congresso norte-americano, que a "União Europeia pode fazer mais e muito melhor" para evitar os problemas posteriores à crise econômica mundial.

"A União Europeia pode fazer muito mais e muito melhor, reforçando a sua unidade, avançando na integração, como demonstram os eventos dos últimos meses", declarou o chefe de Estado da Itália, que está em Washington desde o último domingo.

Em discurso aos congressistas, Napolitano também negou o enfraquecimento do euro, enfatizando também que o mundo está diante de uma Europa, "que está se comprometendo cada vez mais" para superar a crise grega, monstrando ser um continente diferente daquele que estava "sem instrumentos válidos, sem mecanismos idôneos para prevenir e resolver uma crise semelhante".

Ainda segundo ele, para enfrentar os problemas é necessário continuar "reforçando o sistema da união econômica e monetária", além de "um mecanismo e um fundo europeu de gestão das crises, com uma prevenção mais eficaz".

Napolitano também advogou por uma ação conjunta, entre a UE e os Estados Unidos, com "um crescente envolvimento de todos os maiores atores presentes na cena mundial", superando o egoísmo e a autossuficiência.

Entre outros compromissos nos Estados Unidos, Napolitano se reuniu ontem com o presidente Barack Obama, que, por sua vez, agradeceu por "sua forte liderança na Europa" e "seus esforços pessoais para melhorar ainda mais as já fortes relações entre a Itália e os Estados Unidos".

Em declarações ao chefe de Estado italiano, Obama também antecipou que irá se reunir com o premier Silvio Berlusconi no próximo mês, durante as próximas reuniões do G8 e G20 que acontecerão no Canadá.

Da Itália, Berlusconi aproveitou para cumprimentar e agradecer Napolitano por seus pedidos por "responsabilidade e unidade. Exortação que é nossa também".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host