UOL Notícias Notícias
 

27/05/2010 - 16h57

Bolívia investigará suposto linchamento de policiais

ANSA
LA PAZ, 27 MAI (ANSA) - O governo do presidente boliviano, Evo Morales, anunciou hoje a realização de uma "investigação rígida e imparcial" sobre o suposto linchamento de quatro policiais, cometido por membros de comunidades indígenas no município de Uncía, no sul do altiplano.

"Vamos realizar uma investigação imparcial e conclusiva de todas as circunstâncias em que foram mortos", disse o ministro do Interior, Sacha Llorenti, que é acusado de ter ordenado o envio dos efetivos à região e, portanto, teria responsabilidades pelas mortes.

Quatro policiais foram mortos há dois dias na região durante uma operação de controle. Segundo versões da imprensa, ainda não confirmadas, os agentes foram "julgados" pelos indígenas, que os assassinaram em represália aos "abusos e extorsões".

Uma das versões aponta que os nativos disseram não ter assassinado policiais, mas sim "ladrões disfarçados de policiais que assassinaram sete de nossos irmãos".

Ainda de acordo com Llorenti, a investigação será ampliada para determinar "o que os policiais faziam naquela área". Ele explicou que a região está fora da jurisdição das vítimas, que pertenciam a uma unidade encarregada de investigar roubos de carros.

O vice-ministro do Interior, Gustavo Torrico, disse, por sua vez, que "até a noite passada tivemos uma série de versões, mas não temos provas" de linchamento, de modo que a investigação "será forte, para encontrar os autores dos crimes".

Já os dirigentes opositores de Uncía pediram que o governo "faça com que a lei seja respeitada", ao mesmo tempo em que negaram qualquer tipo de envolvimento com os indígenas.

Uncía fica no departamento (estado) de Potosí, um ponto de ingresso de veículos e mercadorias contrabandeadas do Chile, além de uma das rotas de saída das drogas enviadas a outros países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host