UOL Notícias Notícias
 

27/05/2010 - 14h43

Chanceler italiano diz que relatório da AI é 'indigno'

ANSA
CARACAS, 27 MAI (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, definiu hoje de "indigno" o informe anual difundido pela Anistia Internacional, no qual a entidade de defesa dos direitos humanos critica o modo com o qual Roma trata os imigrantes clandestinos.

A "Itália é certamente o país europeu que mais resgatou pessoas no mar", declarou Frattini, referindo-se às operações realizadas pelas forças policiais italianas na região do Mediterrâneo, onde diversas embarcações com ilegais são encontradas e resgatadas.

O chefe da diplomacia italiana enfatizou que, embora a "Anistia sempre tenha cumprido a sua parte", ainda assim "temos nossos dados, que falam claramente".

No relatório anual da AI sobre as condições dos direitos humanos ao redor do mundo, divulgado ontem, a organização humanitária denunciou que a Itália recebeu cerca de 90 notificações por violar os direitos humanos dos imigrantes, dos refugiados e dos asilados.

O informe é "indigno em relação ao trabalho das mulheres e dos homens de nossas forças policiais, que a cada dia salvam a vida de muitas pessoas, exatamente ao contrário do que diz a Anistia", reiterou Frattini, na Venezuela, país que visita como parte de seu giro pela América Latina, que incluirá ainda o Panamá.

No início de 2010, a representação italiana da Anistia Internacional já havia notificado o país sobre sua atuação em relação aos direitos dos imigrantes. "Na Itália há uma progressiva erosão dos direitos humanos, em particular nos confrontos com os imigrantes, minorias, solicitantes de asilo", declarou o porta-voz da entidade no país, Riccardo Noury.

Entre outras medidas, em 2009, a Itália adotou uma nova Lei de Segurança que criminaliza a imigração clandestinas com a aplicação de multas, detenção e expulsão de cidadãos sem documentos. Na época, a norma foi duramente criticada por entidades civis e pela Igreja.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host