UOL Notícias Notícias
 

27/05/2010 - 15h05

Colômbia-Eleições: Observadores chegam ao país e iniciam suas atividades

ANSA
BOGOTÁ, 27 MAI (ANSA) - Os observadores internacionais que acompanharão as eleições presidenciais colombianas, marcadas para o próximo domingo, iniciam hoje uma série de atividades em Bogotá, organizadas pela Registradoria Nacional do país.

De acordo com esse órgão, a Missão de Observação Técnica Internacional é composta por mais de 50 pessoas de cerca de 20 nacionalidades.

Além de visitar diversos postos de votação no dia do pleito, eles também acompanharão a apuração, que deve ser concluída já na segunda-feira.

O objetivo dos observadores é "analisar o processo de votação e os resultados divulgados" para, assim, "contribuir com a transparência do processo eleitoral".

Além dessa missão, também devem visitar a Colômbia durante o pleito alguns representantes das Nações Unidas, da Comunidade Europeia e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Hoje, o titular da Registradoria Nacional, Carlos Ariel Sánchez, admitiu que ainda existem "máfias eleitorais" na Colômbia, que tentarão fraudar o pleito.

"Sim, existem problemas, mas sem dúvidas, parte desses problemas foram diagnosticados e estão sendo solucionados", indicou.

Ainda segundo Sánchez, os principais obstáculos para o bom andamento do processo eleitoral são "a manipulação de atas, a substituição de jurados sem que se saiba com exatidão quais são culpados".

Cerca de 30 milhões de colombianos estão aptos a participar das eleições presidenciais de domingo, nas quais serão eleitos o próximo presidente e vice-presidente do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    0,09
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h06

    -0,59
    63.708,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host