UOL Notícias Notícias
 

27/05/2010 - 09h13

Papa afirma que renovação não esconde 'feridas' da Igreja

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 27 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI declarou hoje que "promover uma renovada época de evangelização" não esconde as "feridas" que atingem a Igreja Católica, em alusão indireta aos escândalos de pedofilia que envolvem o clero.

Durante seu pronunciamento na 61ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), o Pontífice atribuiu a atual crise vivida pela instituição religiosa "à fraqueza e ao pecado de alguns de seus membros".

"Esta humilde e dolorosa admissão não deve, no entanto, fazer esquecer o serviço gratuito e apaixonado de tantos crentes, a partir dos sacerdotes", contrapôs o chefe de Estado do Vaticano.

De acordo com Bento XVI, o Ano Sacerdotal (que termina no próximo mês) pretendeu "constituir uma oportunidade para promover a renovação interior, condição para um mais incisivo compromisso evangélico e ministerial".

Por isso, "aquilo que é motivo de escândalo deve se traduzir para nós em chamado a uma profunda necessidade de reaprender a penitência, aceitar a purificação, compreender de uma parte o perdão e de outra a necessidade de justiça", explicou o Papa.

Há meses, a Igreja Católica se vê em meio a inúmeras denúncias de abusos sexuais contra crianças que teriam sido cometidos por religiosos em diversos países, entre eles Alemanha, Irlanda, Estados Unidos, México, Itália e Brasil.

Ainda hoje, o presidente da CEI, cardeal Angelo Bagnasco, assegurou o apoio dos bispos italianos ao Pontífice em "sua ação de auto-reforma" da instituição após a divulgação das suspeitas.

"Sabemos dever sempre agradecer a Pedro [em referência ao Santo Padre] por seu ministério universal, além de sua ligação singular com nossa pátria, mas neste momento ainda mais, pelo que fez e está fazendo quanto à exemplaridade da Igreja e de seus ministros", apontou Bagnasco.

O líder dos bispos italianos disse ainda que Bento XVI está "à altura dos desafios" e é capaz de enfrentar com "credibilidade e lucidez este tempo difícil".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h21

    -0,47
    63.782,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host