UOL Notícias Notícias
 

28/05/2010 - 11h41

Papa diz que priorizar interesses pessoais impede o desenvolvimento humano

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 28 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI disse hoje, ao receber o novo embaixador de Benin junto à Santa Sé, Comlanvi Theodore Loko, que a busca de interesses pessoais em detrimento do bem comum impede o pleno desenvolvimento humano.

Segundo ele, essa procura deve ser combatida na política e na sociedade, porque "coirroi as instituições públicas". Além disso, o Pontífice assinalou que lutar contra a corrupção significa enraizar nas consciências o princípio da equidade.

Bento XVI fez um apelo aos políticos e aos profissionais das áreas econômica e social, pedindo-lhes que mantenham a "consciência vigilante" "que assegura a transparência nas suas estruturas e a ética que anima a vida de qualquer sociedade".

"Eles devem ser justos. A justiça acompanha sempre a fraternidade. Se trata de um fator de eficiência e equilíbrio social, que permite aos habitantes de Benin se render participantes através de seus recursos humanos e naturais, de viver dignamente e garantir o futuro dos próprios filhos", completou o Pontífice.

Para Bento XVI, promover a fraternidade significa desenvolver um elemento de estabilidade e desenvolvimento social e deve levar à busca pela justiça, "cuja ausência é sempre motivo de tensões sociais e causa de muitas consequências negativas".

"Expressão concreta da igual dignidade de todos os cidadãos, a fraternidade é um princípio fundamental e uma virtude basilar para construir uma sociedade autenticamente iluminada, para que ela consinta em valorizar todas as potencialidades humanas e espirituais", comentou.

Em seu discurso a Loko, o líder máximo da Igreja Católica também ressaltou o valor sacro da vida, "através do qual é necessário tirar as consequências daquilo que lhe diz respeito, em particular no âmbito legislativo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h39

    0,23
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h40

    1,33
    63.492,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host