UOL Notícias Notícias
 

29/05/2010 - 14h59

Colômbia-Eleições: Conselho Nacional Eleitoral pede que população vote pela manhã

ANSA
BOGOTÁ, 29 MAI (ANSA) - A presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia (CNE), Adelina Covo, sugeriu que a população do país vote no período da manhã no pleito deste domingo, que escolherá o sucessor do presidente Álvaro Uribe.

"Quero convocar a todos os cidadãos para que votem massivamente no domingo e que não deixem para tarde: saiam às oito da manhã porque o clima pode não favorecer", declarou Covo.

Os quatro principais candidatos às eleições colombianas devem seguir a orientação da titular do CNE.

Segundo a imprensa local, Antanas Mockus, do Partido Verde (PV), pretende votar por volta das 8h (10h no horário de Brasília), enquanto Noemi Sanín, do Partido Conservador Colombiano (PCC), e Gustavo Petro, do Polo Democrático Alternativo (PDA), deverão comparecer às urnas uma hora depois.

O governista Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, por sua vez, anunciou que pretende votar depois de ir à missa.

Em entrevista ao jornal El País, Covo também ressaltou o trabalho realizado pelo chefe da Registradoria Nacional do Estado Civil, Carlos Ariel Sánchez, para minimizar o risco de fraudes nas eleições.

"Carlos Ariel Sánchez e sua equipe não economizaram esforços para fazer com que esse processo eleitoral se dê em ótimas condições. Temos que dar um voto de confiança para esse trabalho, que acompanhamos de perto", afirmou ela.

No entanto, Ariel Sánchez declarou ontem que "não se pode evitar a fraude", mas minimizou a questão ao dizer que esse fato "não terá grande efeito" nos resultados finais.

Em março passado, quando a Colômbia realizou o pleito para o Poder Legislativo, representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciaram crimes eleitorais.

Tanto Ariel Sánchez como Covo garantiram que os problemas encontrados nessa ocasião já foram estudados pelos respectivos órgãos.

Quase 30 milhões de colombianos estão habilitados para participar do processo eleitoral de amanhã. O horário de votação será das 8h às 16h locais (das 10h às 18h em Brasília) e a apuração começará a ser realizada pelo CNE na segunda-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,09
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h23

    0,60
    68.765,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host