UOL Notícias Notícias
 

29/05/2010 - 15h36

Colômbia-Eleições: Registradoria cogita punir funcionário que almoçou com Santos

ANSA
BOGOTÁ, 29 MAI (ANSA) - A Registradoria Nacional do Estado Civil da Colômbia explicitou preocupação com o encontro entre o candidato governista às eleições presidenciais do país, Juan Manuel Santos, e o presidente do sindicato dos trabalhadores do organismo eleitoral, Daniel Bohórquez.

"Evidentemente houve um almoço e essa situação é muito preocupante", declarou o presidente da entidade, Carlos Ariel Sánchez, citando a reunião entre Santos e Bohórquez, realizada nesta sexta-feira, dois dias antes do pleito.

O funcionário indicou que estuda a aplicação de "ações disciplinares", pois enviou uma orientação aos empregados da registradoria sobre a necessidade de imparcialidade no processo eleitoral.

A equipe de campanha de Santos confirmou a reunião com Bohórquez por meio de um comunicado, no qual explicitou que o objetivo do encontro era "manifestar o desejo de que os trabalhadores cumpram" suas funções "com a maior eficiência possível e absoluta transparência".

A confirmação do almoço entre Santos e Bohórquez causou insatisfação entre os demais candidatos. O representante do Partido Liberal, Rafael Pardo, considerou o assunto "insólito".

No entanto, o comunicado da campanha governista indicou que o presidente do sindicato também teria se reunido nos últimos dias com membros de outros partidos envolvidos nas eleições presidenciais.

Ontem, Ariel Sánchez apontou ainda que seu organismo não tem os instrumentos necessários para "evitar a fraude", apesar dos crimes eleitorais denunciados no pleito legislativo de março passado terem sido analisados.

Ainda segundo o titular da Registradoria -- órgão responsável pelas listas de sufragantes e pelo acompanhamento da votação -- a "manipulação das atas" é o exemplo mais frequente entre as irregularidades.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host