UOL Notícias Notícias
 

29/05/2010 - 13h56

Colômbia-Eleições: Um dia antes do pleito, candidatos priorizam contato com imprensa

ANSA
BOGOTÁ, 29 MAI (ANSA) - Na última tentativa de convencer os eleitores indecisos para o pleito de amanhã, os principais candidatos às eleições presidenciais colombianas concederão neste sábado diversas entrevistas à imprensa para reiterar suas propostas de campanha.

O postulante governista, Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, se encontrará com jornalistas locais e internacionais durante todo o dia.

Além de reforçar a imagem de continuidade às políticas do presidente Álvaro Uribe, Santos, que fez parte do atual governo na condição de ministro da Defesa, priorizará o seu "compromisso de trabalhar para que os colombianos tenham trabalho".

O ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus, do opositor Partido Verde (PV), por sua vez, responderá a perguntas de seus seguidores em redes sociais como Twitter e Facebook.

A influência da internet é encarada por analistas como uma das razões para a ascensão de Mockus, que, no início da campanha tinha menos de 10% das preferências e, atualmente, está tecnicamente empatado com Santos na liderança das pesquisas de intenção de voto.

Já a ex-chanceler Noemi Sanín, do Partido Conservador Colombiano (PCC), reitera que sua candidatura representa "outra opção além daquelas que nos estão impondo". Hoje, ela se reunirá com médicos e empresários do setor hoteleiro.

Depois de receber jornalistas de diversos meios de comunicação, o representante do Pólo Democrático Alternativo (PDA), Gustavo Petro, também se encontrará com observadores estrangeiros que estão na Colômbia para monitorar o processo eleitoral e a apuração dos votos.

De acordo com os últimos levantamentos, Sanín e Petro disputariam a terceira posição no pleito.

Além desses quatro candidatos, outros cinco disputam a presidência da Colômbia: Germán Vargas Lleras, Rafael Pardo, Robinson Devia Gonzalez, Jaime Araujo Rentería e Jairo Calderón Carrero.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host