UOL Notícias Notícias
 

31/05/2010 - 11h12

Turquia confirma cancelamento de visita de premier a Am. Latina após ataque de Israel

ANSA
SANTIAGO DO CHILE e ANCARA, 31 MAI (ANSA) - A Turquia confirmou a interrupção da viagem do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan pela América Latina, devido à crise gerada pelo ataque de Israel contra um navio do país que levava ajuda humanitária à Palestina.

"O premier Erdogan interrompeu sua visita à América Latina e está retornando a Ancara", declarou hoje o vice-primeiro-ministro turco, Bulent Arinc.

O chefe de Governo chegou de surpresa a Santiago do Chile às 15h locais deste domingo (16h no horário de Brasília) -- segundo confirmaram à ANSA fontes diplomáticas.

Na semana passada, Erdogan esteve no Brasil para manter contatos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mediou a assinatura de um acordo entre as duas nações e o Irã em relação ao programa nuclear deste país. O premier também participou do III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações.

A agenda do primeiro-ministro, no entanto, sofreu uma mudança com a anulação de sua passagem pela Argentina, prevista inicialmente para hoje -- após o cancelamento da inauguração de um monumento em Buenos Aires em homenagem ao fundador da República da Turquia, Mustafá Kemal Atatürk.

Nesta segunda-feira, a Marinha de Israel atacou uma frota que tentava chegar à Faixa de Gaza para levar ajuda humanitária à população palestina. Os navios foram interceptados ainda em águas internacionais e houve confrontos devido à resistência dos passageiros.

A confirmação de que ao menos dez pessoas morreram na operação foi dada pelas Forças Armadas de Israel, enquanto que o grupo islâmico Hamas, que denunciou o ataque, cita ao menos 20 vítimas fatais.

O comandante da Marinha israelense, Eliezer Marom, alegou que o assalto foi feito contra somente um dos seis navios da frota, o "Mavi Marmara", de bandeira turca, que levava 600 pessoas a bordo. Segundo ele, as demais embarcações não reagiram à tomada de controle.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host