UOL Notícias Notícias
 

04/06/2010 - 20h11

Hillary se reunirá com Juan Manuel Santos e Antanas Mockus na próxima semana

ANSA
WASHINGTON, 4 JUN (ANSA) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, se reunirá na próxima semana com os dois candidatos que se enfrentarão no segundo turno das eleições presidenciais colombianas, Juan Manuel Santos e Antanas Mockus.

A informação foi confirmada hoje pelo secretário de Estado adjunto para a América Latina, Arturo Valenzuela. De acordo com o diplomata, Hillary transmitirá aos dois postulantes a intenção de "seguir tendo uma excelente relação com a Colômbia".

"Obviamente, um novo governo terá prioridades distintas, mas nós estamos muito dispostos a conversar", explicou Valenzuela, que também confirmou uma reunião de Hillary com o atual presidente do país, Álvaro Uribe.

A chefe da diplomacia norte-americana chegará à Colômbia na noite da próxima terça-feira. Antes disso, ela passará por Peru, onde participará da 40ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), e por Equador.

De acordo com Valenzuela, a "ampla agenda" do encontro entre Hillary e o presidente equatoriano, Rafael Correa, pode incluir até mesmo o assunto da presença de efetivos norte-americanos em bases militares da Colômbia.

O Equador é um dos países que mantêm críticas quanto ao acordo militar firmado por Washington e Bogotá em outubro passado.

"Os Estados Unidos destacaram muito bem que a cooperação com a Colômbia é bilateral, que não tem nenhum elemento de extraterritorialidade, mas estamos dispostos a continuar explicando se há alguma dúvida", declarou Valenzuela.

Ainda segundo o secretário de Estado adjunto, o giro de Hillary pela América Latina terá o objetivo de explicitar que os Estados Unidos têm uma "estratégia global de boas relações" com todos os países da região.

Assim, Valenzuela reiterou o desejo de seu governo de se aproximar da Bolívia, para onde viajou recentemente. Em 2008, o presidente boliviano, Evo Morales, expulsou o embaixador norte-americano em La Paz, Phillip Goldberg, atitude que também foi adotada por Washington.

Além de Peru, Equador e Colômbia, a norte-americana também visitará Barbados, o que ocorrerá na próxima quarta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h40

    -0,27
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h48

    1,48
    62.586,11
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host