UOL Notícias Notícias
 

05/06/2010 - 08h06

Papa exorta empenho dos cristãos pela paz no Oriente Médio

ANSA
NICOSIA, 5 JUN (ANSA) - O papa Bento XVI, ao reunir-se hoje com o arcebispo de Chipre, Crisóstomos II, em seu segundo dia de visita a este país, fez um apelo a todos os cristãos do Oriente Médio para que "reflitam" e ajudem a levar a paz a esta região.

"O Chipre é tradicionalmente considerado parte da Terra Santa, e a situação de contínuo conflito no Oriente Médio deve ser um motivo de reflexão para todos os fiéis cristãos", declarou o Pontífice em um breve discurso.

"Ninguém pode permanecer indiferente diante da necessidade de se oferecer apoio aos cristãos daquela atormentada região, para que suas antigas Igrejas possam viver em paz e prosperidade", continuou.

Bento XVI pediu ainda a "cooperação ecumênica", por meio da qual os cristãos orem e trabalhem "juntos pela paz, a reconciliação e a estabilidade nas terras abençoadas pela presença terrena do Príncipe da Paz (Jesus Cristo)".

Também no encontro, o Pontífice reivindicou uma "solução justa" aos problemas locais e disse estar rezando "para que todos os habitantes de Chipre, com a ajuda de Deus, encontrem a sabedoria e a força para trabalhar juntos por uma solução justa aos problemas que ainda não foram resolvidos".

Pedofilia Indiretamente, o Papa voltou a abordar os casos de pedofilia cometidos por religiosos e padres, divulgados nos últimos meses em mais de 20 países.

Na manhã de hoje, ao reunir-se com a comunidade católica de Chipre no campo esportivo da Escola Básica de São Maron de Nicosia, o Pontífice afirmou que a "Igreja ganhou uma renovada consciência da necessidade de sacerdotes bons, santos e bem preparados".

Bento XVI iniciou suas atividades deste sábado com uma visita de cortesia ao presidente Demetris Christofias, no palácio presidencial de Nicosia. Ontem, ele esteve na cidade de Paphos, onde iniciou sua 16ª viagem internacional desde o início de seu Pontificado.

Amanhã, o Santo Padre celebrará uma missa -- por ocasião da publicação do Instrumentum Laboris da Assembleia Especial para Oriente Médio do Sínodo dos Bispos -- além de participar de um almoço com religiosos do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host