UOL Notícias Notícias
 

06/06/2010 - 18h23

Holandês acusado da morte de jovem está sob forte esquema de segurança no Peru

ANSA
LIMA, 6 JUN (ANSA) - O holandês Joran van der Sloot, acusado de assassinar a peruana Stefhany Flores há uma semana em Lima, está sob supervisão de três agentes em uma sede da Polícia local, informaram hoje à ANSA fontes da Interpol Peru.

Detido desde ontem no país, Van der Sloot -- que foi localizado por autoridades chilenas e enviado na sexta-feira à nação vizinha -- permanecerá em uma cela na sede da Criminalística da Polícia até que a Justiça determine para onde ele será levado.

"[O holandês] é vigiado por três agentes. Ele está em boas condições físicas. Não há problemas. Ele ficará aqui até a decisão do juiz", informou a fonte policial.

A acusação contra o estrangeiro parte das imagens de vídeo do hotel em que ele esteve no dia 30 de maio. Nas gravações, ele aparece ao lado da jovem, que tinha 21 anos e foi encontrada morta dias depois.

O caso reavivou outra acusação contra o holandês. Em 2005, ele chegou a ser detido por suposta participação no desaparecimento de uma norte-americana de 18 anos em Aruba.

De acordo com as autoridades há semelhanças entre os episódios. Flores foi morta no dia 30 de maio, mesma data em que Natalee Holloway desapareceu cinco anos atrás. As duas eram estudantes e o conheceram em cassinos. Em ambos os casos, investiga-se a hipótese de que o crime teria sido motivado por roubo.

Flores foi encontrada na semana passada em um apartamento do hotel com fortes golpes, um deles na coluna cervical, cometido com uma raquete de tênis. A vítima não mostrava sinais de estupro.

O pai da jovem, Ricardo Flores, é um reconhecido empresário local e ex-piloto. No passado, ele manteve vínculos políticos com o regime de Alberto Fujimori, que governou o país de 1990 a 2000.

Os interrogatórios policiais no Peru, com a participação do procurador, começarão formalmente na segunda-feira. Embora as autoridades locais tenham disponibilizado um advogado do Estado para a defesa, estima-se que o jovem será amparado pelo consulado da Holanda.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host