UOL Notícias Notícias
 

07/06/2010 - 12h37

Assembleia da OEA nega condenação a ataque de Israel

ANSA
LIMA, 7 JUN (ANSA) - A 40ª Assembleia Geral da Organização de Estados Americanos (OEA) começou seus trabalhos na manhã de hoje refutou uma proposta do Equador em rechaço ao ataque realizado por Israel na semana passada.

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, havia sugerido uma resolução de condenação à ação executada contra um navio de ajudas humanitárias que se dirigia à Faixa de Gaza na qual morreram nove pessoas, classificada por ele como "injustificável".

A moção, no entanto, foi recusada ao obter somente dez dos 22 votos necessários para a aprovação. Participam da reunião chanceleres e representantes de 33 dos 35 países-membros da OEA, com exceção de Cuba e Honduras.

Ontem à noite, durante a abertura do evento -- que tem como tema "Paz, segurança e cooperação nas Américas" --, o presidente peruano, Alan García, fez um chamado à limitação dos gastos com armas e pediu sua reorientação ao desenvolvimento, à saúde e à educação.

Na mesma ocasião, o secretário-geral da entidade, José Miguel Insulza, afirmou que uma das grandes tarefas que terá nos próximos cinco anos é trabalhar por um "multilateralismo amplo, moderno e inclusivo, cujo principal desenvolvimento não sejam as sanções, as exclusões ou divisões, mas os diálogos e acordos".

Está previsto que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, participe dos debates da assembleia nesta segunda-feira. A representante dos Estados Unidos chegou ao Peru ontem à noite, tendo sido recebida por García na manhã de hoje, às 9h locais (11h em Brasília).

A reunião da OEA terminará na quarta-feira à noite. O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim não participa do encontro, no qual é representado pelo secretário-geral da Chancelaria brasileira, Antonio Patriota.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host