UOL Notícias Notícias
 

07/06/2010 - 20h04

Filho de Raúl Alfonsín quer disputar as presidenciais argentinas

ANSA
BUENOS AIRES, 7 JUN (ANSA) - O deputado Ricardo Alfonsín, filho do ex-presidente da Argentina Raúl Alfonsín (1983-1989), manifestou hoje sua intenção em se candidatar ao pleito que escolherá o sucessor de Cristina Kirchner, em 2011.

Alfonsín deve ser indicado pela União Cívica Radial (UCR) ainda hoje, depois de ter vencido ontem a eleição entre os líderes do partido da província de Buenos Aires.

O deputado relacionou a oposição interna ao seu nome com o atual vice-presidente da Argentina, Julio Cobos.

Cobos, que deixou a UCR para participar da chapa de Cristina nas últimas eleições e atualmente é um dos mais ferrenhos opositores do governo e também pretende ser candidato à presidência no ano que vem e gostaria de contar com o apoio dos radicais.

"Alguns dirigentes do 'cobismo' se empenharam em instalar essa discussão, o que não era muito prudente com Cobos. Nós tomamos mais cuidado com ele que os próprios cobistas'", salientou.

No entanto, o deputado indicou que a sua vitória não representa uma derrota de Cobos. Ainda segundo Alfonsín, com a morte de seu pai, ocorrida no ano passado, a população argentina "abriu um novo crédito" à UCR.

O último representante do partido a governar o país foi Fernando De la Rúa, que assumiu em dezembro de 1999, mas renunciou dois anos depois devido à crise social e econômica pela qual passava a Argentina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host