UOL Notícias Notícias
 

07/06/2010 - 14h04

Hillary Clinton e Alan García trocam elogios em reunião em Lima

ANSA
LIMA, 7 JUN (ANSA) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, agradeceu hoje em Lima o presidente peruano, Alan García, pelo apoio à posição de seu país a favor da não-proliferação nuclear frente às ações de Irã e Coreia do Norte.

Ao recordar que se reuniu há uma semana com o mandatário peruano em Washington, encontro do qual participou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Hillary disse que a conversa se prolongou "tanto que nos excedemos do tempo determinado, porque de fato há muitas coisas que EUA e Peru querem conseguir juntos".

"Os Estados Unidos aplaudem os êxitos do Peru no tema econômico, na luta contra a pobreza. Estamos trabalhando juntos para proteger o meio ambiente com a criação de novas fontes de energia limpas e renováveis", continuou.

A chefe da diplomacia norte-americana agradeceu, em nome do "presidente Obama", pelo apoio da nação sul-americana "na posição de não-proliferação de armas frente a Irã e Coreia do Norte, que atentam contra a segurança do mundo".

Hillary, que ainda participa na capital peruana da 40ª Assembleia Geral da OEA, também disse esperar que em suas futuras visitas "continuemos vendo um Peru que reflita o futuro de seu povo, com mais oportunidades para os que menos têm".

García, por sua vez, afirmou que a presença da diplomata reflete uma "sólida e firme amizade" entre ambas as nações. Hillary representa "a mulher moderna e inteligente", que irá levar em frente uma nação como os Estados Unidos.

A reunião entre García e Hillary durou mais de uma hora. Também estiveram presentes o secretário-adjunto de Estado para a América Latina, Arturo Valenzuela, e o assessor da Casa Branca para a região, Daniel Restrepo. Depois de Peru, a secretária de Estado viajará a Equador, Colômbia e Barbados.

O 40º Período Ordinário de Sessões da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, que conta com a participação de representantes de 33 países-membros da entidade, comentou ontem termina na próxima terça-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host