UOL Notícias Notícias
 

08/06/2010 - 19h05

Assembleia da OEA aprova resolução por negociações sobre Malvinas

ANSA
LIMA, 8 JUN (ANSA) - A 40ª Assembleia Geral da Organização de Estados Americanos (OEA) aprovou por aclamação uma resolução que pede a retomada das negociações entre Argentina e Grã-Bretanha sobre a soberania das Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.

A entidade expressou hoje sua satisfação pela reafirmação da vontade do governo de Cristina Kirchner, que pretende continuar explorando todas as vias possíveis para uma resolução pacífica do conflito e por uma atitude construtiva a favor dos habitantes da região.

A OEA "reafirma a necessidade de que governos da República Argentina e do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte retomem o quanto antes as negociações sobre a disputa da soberania, com o objetivo de encontrar uma solução pacífica a esta prolongada controvérsia", afirma um documento do organismo.

A assembleia decidiu ainda continuar examinando a questão das Malvinas, também conhecidas como Falklands, nos sucessivos períodos de sessões até sua resolução definitiva.

O posicionamento favorável foi manifestado pelos chanceleres e representantes de 33 dos 35 países do bloco -- com exceção de Cuba e Honduras --, presentes no encontro que ocorre desde o dia 6, em Lima, e que será concluído na noite de hoje.

O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, reiterou seu "apoio aos direitos de soberania da Argentina nas Ilhas Malvinas".

Já o vice-chanceler peruano, Néstor Popolizio, reiterou o "invariável" amparo de seu país aos "legítimos direitos de soberania que cabem à Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul, Sandwich do Sul e espaços circundantes".

Territórios britânicos situados no Atlântico Sul, estes locais são reivindicados pela Argentina há décadas, sendo que a questão envolveu inclusive um conflito bélico, a Guerra das Malvinas (1982), que culminou na vitória da nação europeia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host