UOL Notícias Notícias
 

09/06/2010 - 12h51

Correa chega ao Peru para iniciar visita oficial

ANSA
LIMA, 9 JUN (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, desembarcou hoje em Lima, capital do Peru, para iniciar uma visita oficial de dois dias acompanhado de uma numerosa delegação integrada por ministros, parlamentares e empresários.

O mandatário viajou em um avião da Força Aérea Equatoriana, e chegou ao país às 10h locais (12h no horário de Brasília). O pouso foi realizado no aeroporto militar da cidade.

O encontro entre Correa e seu homólogo Alan García estava previsto para começar às 10h30 locais. Os dois mandatários assinarão convênios de integração e discutirão a abertura de novas passagens na fronteira.

Na manhã de hoje, o chanceler do Peru, José Antonio García Belaúnde, descartou, em entrevista à imprensa local, que os presidentes discutiriam a demanda encaminhada por seu governo à Corte Internacional de Justiça, em Haia, contra o Chile.

"Não está na agenda porque a agenda é estritamente bilateral, isso se pode assegurar", afirmou o ministro das Relações Exteriores.

O Peru solicita junto ao tribunal a redefinição de seus limites marítimos com a nação vizinha. Na contra-memória apresentada pelo Chile no processo, há alusões ao Equador, que deve decidir se irá se posicionar sobre o tema junto aos magistrados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host