UOL Notícias Notícias
 

09/06/2010 - 10h30

Zapatero discutirá direitos humanos em Cuba durante encontro com o Papa

ANSA
MADRI, 9 JUN (ANSA) - O primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, falará sobre a situação dos direitos humanos em Cuba durante as reuniões que terá amanhã com o papa Bento XVI e com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Este seria um tema de "interesse comum" tanto para a Igreja Católica como para a Espanha, afirmaram à ANSA fontes do governo local, destacando que a ilha caribenha estará incluída na questão sobre as relações com a América Latina.

De sua parte, o chanceler da nação europeia, Miguel Ángel Moratinos, se reunirá amanhã em Paris com seu colega cubano, Bruno Rodríguez, segundo informações fornecidas à ANSA por membros do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação.

Apesar de não terem precisado quais temas serão tratados durante o encontro, as fontes ressaltaram que a ocasião substitui o evento semelhante que estava previsto para 6 de abril, adiado devido à morte do opositor cubano Orlando Zapata Tamayo após 85 dias de greve de fome.

Ele protestava contra o caso dos "presos de consciência" em Cuba e integrava o grupo de 75 dissidentes detidos em 2003. Após o falecimento de Zapata, o jornalista e psicólogo Guillermo Fariñas passou a realizar um protesto semelhante e que já dura mais de 100 dias.

Também comparecerá ao colóquio entre Moratinos e Rodríguez a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton. A reunião ocorrerá pouco antes do encontro entre chanceleres europeus, marcado para a próxima segunda-feira, no qual será revisada a chamada posição comum que o bloco mantém em relação a Cuba.

A Espanha exerce neste semestre a presidência de turno da UE, e já se comprometeu a trabalhar pela revisão do posicionamento. Desde a década de 1990, a Europa orienta o diálogo com a ilha, exigindo como contrapartida garantias de abertura democrática e respeito aos direitos humanos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    0,73
    3,169
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h35

    -0,69
    68.117,91
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host