UOL Notícias Notícias
 

10/06/2010 - 12h12

Berlusconi e Zapatero discutem euro e ações conjuntas em reunião

ANSA
ROMA, 10 JUN (ANSA) - O premier italiano, Silvio Berlusconi, exortou a União Europeia a proteger o euro e disse que seu país olha com confiança a Espanha e sua economia, após receber a visita de seu par José Luís Rodríguez Zapatero nesta quinta-feira.

"Devemos defender o euro de todos os ataques da especulação internacional", assinalou o premier italiano durante uma coletiva de imprensa com os dois mandatários, na qual também ressaltou que a Europa "se comportou bem até aqui" em relação ao tema.

Berlusconi declarou que os dois chefes de Estado "concordaram que deve haver uma governança muito precisa no que se refere à situação da moeda única daqui para a frente". A Espanha ocupa atualmente a presidência de turno da UE.

O primeiro-ministro italiano lembrou que a dívida pública desta nação é muito inferior à de seu país, e comentou sua "inveja por Zapatero e seu governo".

Ele falou ainda que as duas nações estão projetando "intervenções comuns" no referente à política externa, informando que ambos discutiram "algumas situações internacionais onde agimos juntos" -- como missões de paz em nações estrangeiras.

"Pude dizer pela confiança que tenho em José Luís que aquilo que ele pensar em decidir a respeito de certas situações, certamente será compartilhado por nós", completou.

Após falar com os jornalistas, Berlusconi quebrou o protocolo e saiu da coletiva de imprensa, deixando seu colega espanhol sozinho para responder aos questionamentos.

"Deixo José Luís às perguntas dos jornalistas espanhois, sobretudo no que se refere à visita ao papa [Bento XVI, com quem o chefe de Estado havia se encontrado momentos antes] e o saúdo como se saúda um santo, porque tendo há pouco recebido a benção do Pontífice, está em estado de graça", brincou.

Depois de um instante de hesitação, Zapatero retomou a coletiva, falando sobre uma possível "reforma substancial" em seu país, no sentido de "melhorar as condições de trabalho e regulamentar os salários", entre outras medidas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host