UOL Notícias Notícias
 

10/06/2010 - 17h51

Dom Claudio Hummes pede que sacerdotes 'perdidos' sejam perdoados

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 10 JUN (ANSA) - O cardeal Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito de São Paulo, invocou o perdão para todos os sacerdotes, "também para aqueles perdidos", ao participar hoje da vigília de orações que marcam a conclusão do Ano Sacerdotal, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Agradecendo o Pontífice pela "instituição" do período iniciado em 19 de junho de 2009, o religioso brasileiro recordou que a decisão do líder máximo da Igreja Católica foi tomada bem antes da divulgação dos casos de pedofilia que abalaram recentemente o seio das entidades eclesiásticas.

Há um ano, o Papa tinha o objetivo de "promover o compromisso de interior renovação de todos os sacerdotes por um forte e incisivo testemunho evangélico no mundo de hoje", continuou Dom Claudio.

"Cada sacerdote sabe bem que nunca está concluído o caminho de conversão" e "queremos que o Ano Sacerdotal não termine nunca". Um caminho que "deve ser iniciado no fim dos anos do seminário" e durante "toda a existência terrena", enfatizou o cardeal.

Dom Claudio manifestou ainda sua gratidão ao Papa, "por tudo o que fez, o que está fazendo e o que fará por todos os sacerdotes, também por aqueles perdidos".

"Sabemos que Vossa Santidade já perdoou e sempre perdoa a dor que alguns lhe provocaram. Esteja certo de que o corpo sacerdotal, tal como deseja ingressar, junto a vós, no diálogo de amor entre o Senhor Jesus e Pedro", completou.

A solenidade desta quinta-feira, segundo dos três dias de celebrações do encerramento do Ano Sacerdotal, foi iniciada esta noite (horário local) pelo secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, que reiterou que os sacerdotes devem ser "fiéis ao radical chamado da santidade, que vê na virgindade a pureza, a autêntica doçura e a obediência".

Bento XVI chegou há pouco à Praça de São Pedro, onde acompanha a leitura do Evangelho para, depois, responder a algumas questões dos sacerdotes. Participam do encontro cerca de 15 mil religiosos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host