UOL Notícias Notícias
 

11/06/2010 - 13h04

Ataque a centro de reabilitação deixa 19 mortos no México

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 11 JUN (ANSA) - Um ataque à mão armada, cometido por um grupo de homens desconhecidos, deixou pelo menos 19 mortos na cidade de Chihuahua, capital do estado de mesmo nome, na fronteira entre México e Estados Unidos.

A Procuradoria Geral local também informou que outros quatro jovens ficaram feridos. O ataque ocorreu por volta das 23h locais (1h desta sexta-feira no horário de Brasília) na instituição Fé e Vida.

De acordo com a informação oficial, o grupo chegou ao centro de reabilitação de dependentes químicos em ao menos quatro furgões.

Vizinhos afirmaram que os agressores derrubaram a porta do estabelecimento, renderam as vítimas e logo dispararam. Foram apreendidos mais de 100 cápsulas de balas de fogo.

Os mortos seriam integrantes de um grupo criminoso chamado "Los Mexicles", ligado à organização do narcotraficante Joaquín Guzmán. Já os atiradores seriam do "Los Aztecas", de Vicente Carrillo Fuentes, irmão de um dos líderes do cartel de Juárez.

Este é o terceiro ataque do tipo em oito meses. Em setembro de 2009, um comando matou 17 jovens em outra instituição. Dias depois, foram assassinados mais dez jovens de um terceiro centro de reabilitação.

Uma das hipóteses analisadas pela polícia é de que os crimes foram motivados por vingança e brigas entre cartéis de drogas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host