UOL Notícias Notícias
 

11/06/2010 - 11h31

Fidel diz que EUA e Israel usam Copa do Mundo para 'tranquilizar opinião internacional'

ANSA
HAVANA, 11 JUN (ANSA) - O líder cubano Fidel Castro afirmou hoje que Israel e os Estados Unidos "querem aproveitar" a Copa do Mundo de 2010 para desviar a atenção do ataque realizado por israelenses contra uma frota humanitária que ia à Faixa de Gaza.

"Nada de estranho se tanto Israel como Estados Unidos e seus estreitos aliados com direito a veto no Conselho de Segurança [da ONU], França e Grã-Bretanha, queiram aproveitar o enorme interesse que desperta o Mundial de futebol para tranquilizar a opinião internacional", expôs.

Em um segundo artigo para a imprensa cubana no qual faz referência à competição, Fidel escreveu que é "provável" que um "golpe" da nação judaica contra o Irã "se dilate algumas semanas".

"Teria que observar o cinismo com que os líderes israelenses responderão as entrevistas da imprensa nos próximos dias, quando serão bombardeados com perguntas. Oportunamente, eles irão elevando o rigor de suas exigências antes de apertar o gatilho" contra a nação árabe, declarou o ex-presidente.

Fidel -- que está afastado do poder desde 2006 por motivos de saúde -- denunciou que os israelenses querem "levar o Irã à idade da pedra", inclusive com o uso de armas nucleares.

O ataque realizado por militares de Israel -- aliado histórico dos norte-americanos -- contra navios de bandeiras internacionais e que resultou na morte de nove pessoas foi duramente criticado por boa parte da comunidade internacional, inclusive pelo Irã.

Os árabes, por sua vez, sofrerão novas sanções depois que o Conselho de Segurança da ONU, liderado pelos EUA, votou a favor das medidas em represália ao programa nuclear do país, acusado de ter como objetivo construir bombas atômicas que poderiam ser usadas contra Israel.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h39

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h49

    -0,63
    75.522,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host