UOL Notícias Notícias
 

12/06/2010 - 17h51

Chile: Piñera diz que quer se encontrar com Bachelet e Frei

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 12 JUN (ANSA) - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou hoje que espera encontrar os ex-mandatários Michelle Bachelet e Eduardo Frei em "uma reunião equivalente" ao almoço que teve ontem com os também ex-chefes de Governo Patricio Aylwin e Ricardo Lagos.

Piñera almoçou com Aylwin e Lagos no Palácio de La Moneda para conversar sobre o Bicentenário da Independência -- que será comemorado em 18 de setembro --, a conjuntura internacional e o financiamento, discutido no Congresso, da reconstrução do país após o terremoto de fevereiro.

"Quero que a festa do Bicentenário seja de unidade nacional, que todos se sintam parte, incorporados. Claro, quando regressar a ex-presidente Bachelet, que se encontra no Equador e que depois vai à África do Sul, podemos ter uma reunião equivalente com ela e com o ex-presidente Frei", assinalou ele.

Bachelet, antecessora de Piñera, não pode comparecer por estar fora do Chile, enquanto que Eduardo Frei foi o único ex-mandatário a assumir o governo após a queda de Augusto Pinochet (1973-1990) que não foi convidado para a reunião, o que causou o protesto de seu partido, o Democrata-Cristão.

Piñera e Frei se enfrentaram nas eleições presidenciais de dezembro e no segundo turno em janeiro. O resultado do pleito pôs fim a 20 anos de governos da aliança de esquerda Concertación -- com Aylwin (1990-1994), Frei (1994-2000), Lagos (2000-2006) e Bachelet (2006-2010).

O atual presidente disse ainda esperar que a reunião com Bachelet e Frei seja, assim como a realizada com Aylwin e Lagos na sexta-feira, "republicana, estadista e com olhos para o alto".

O ministro chileno do Interior, Rodrigo Hinzpeter, acrescentou que este tipo de encontro ajuda a fortalecer as relações entre o governo e a oposição. Piñera, um dos homens mais ricos da nação sul-americana, pertence à direitista Coalizão pela Mudança.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h40

    -0,08
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host