Copa 2010: Lobo embarca para a África do Sul a fim de ver estreia de Honduras

TEGUCIGALPA, 12 JUN (ANSA) - O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, arriscou um palpite ao embarcar hoje com direção à África do Sul para comparecer ao jogo de estreia da seleção de seu país na Copa do Mundo de 2010, nesta quarta-feira contra o Chile.

"Vamos ganhar do Chile de 2 a 1 e vamos nos classificar para a seguinte rodada", afirmou o mandatário aos meios de comunicação locais, antes de subir no avião que o levaria até o continente africano.

Lobo viajou acompanhado da esposa, Rosa Elena Bonilla, de seus três filhos menores e de vários funcionários do governo, em meio à agitação política e a denúncias sobre a possibilidade de um novo golpe de Estado organizado por políticos e empresários.

Na terça-feira passada, o presidente solicitou a todos os funcionários públicos, membros das Forças Armadas e da Polícia que se abstivessem de participar de ações "desestabilizadoras" e pediu ao Ministério Público que investigasse as eventuais intenções de executar um golpe.

"Querem frear o presidente da República, mas vão se meter comigo. Jamais se deve esquecer que diante de toda ação há uma reação e lhes digo que temos tudo a sério. Sei onde estão, quem são, tenho toda a informação e acredito que estão errando comigo", garantiu.

Segundo ele, os promotores da ação seriam os mesmos que depuseram em 28 de junho do ano passado o então chefe do Executivo do país, Manuel Zelaya, dando início a um governo de facto liderado por Roberto Micheletti.

Meses depois, em novembro, foi realizado o pleito que culminou na vitória de Lobo. Até hoje, o hondurenho não é reconhecido como governante por parte da comunidade internacional, que refuta as eleições organizadas sob o regime de facto.

Também estarão presentes na Copa do Mundo mais de uma dezena de parlamentares hondurenhos; o titular do Congresso, Juan Orlando Hernández; o prefeito de Tegucigalpa, Ricardo Alvarez; e centenas de torcedores.

Lobo pretende regressar ao país centro-americano logo após a partida contra o Chile, pelo grupo H, que também é constituído por Espanha e Suíça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos