UOL Notícias Notícias
 

15/06/2010 - 16h19

Bento XVI pede a cristãos que compareçam às missas

ANSA
ROMA, 15 JUN (ANSA) - O papa Bento XVI, ao participar hoje da abertura do Congresso Diocesano na Basílica de São João do Latrão, em Roma, pediu aos cristãos que participem das missas dominicais, que são "momentos fundamentais" do "encontro entre o homem e Deus".

"É muito importante para nós cristãos que nos encontremos com o Renascido no domingo", enfatizou o Pontífice, recordando que "o compromisso apostólico é reduzido com o ativismo estéril".

Ao se referir ao tema do Congresso Diocesano deste ano -- "Seus olhos se abriram, reconheceram-no e anunciaram-no. A Eucaristia dominical e o testemunho da caridade" --, o Papa também falou sobre "as necessidades e as pobrezas de tantos homens e mulheres".

"Em um tempo como o atual, de crise econômica e social, devemos ser solidários com todos os que vivem na indigência", apontou o líder da Igreja Católica.

Mais cedo, ao chegar ao local da solenidade, Bento XVI recebeu o respaldo do cardeal-vigário de Roma, Agostino Vallini, e da diocese da capital italiana pelo "sofrimento dos últimos meses" em decorrência dos casos de pedofilia que envolveram padres e sacerdotes.

"Desejamos lhe manifestar, mais uma vez, o afeto e a proximidade pelo sofrimento destes últimos meses, e juntos expressar a gratidão mais sincera por seu testemunho humilde e forte", apontou Vallini ao cumprimentar o Papa.

O Congresso Diocesano, que analisará o trabalho do ano pastoral 2009-2010, entre outros temas, termina na próxima quinta-feira com assembleias em todas as 336 paróquias da diocese de Roma.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host