UOL Notícias Notícias
 

15/06/2010 - 13h54

Destino do Equador está unido ao do Chile em demanda com Peru, diz senador chileno

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 15 JUN (ANSA) - O presidente do Senado chileno, Jorge Pizarro, afirmou hoje que o destino do Equador está unido ao de seu país em relação à demanda enviada pelo Peru à Corte Internacional de Justiça, no qual pede a revisão de seus limites marítimos.

"O futuro do Equador e seus limites com o Peru está ligada ao que acontecer na solicitação feita pelo Peru contra o Chile em Haia [onde fica a sede do tribunal], para o bem ou para o mal", declarou o parlamentar.

A nação governada por Rafael Correa foi citada nos argumentos enviados pelo Chile no processo no qual o governo peruano afirma que os limites marítimos bilaterais deveriam ser via uma linha equidistante das costas dos dois países, e não uma paralela sobre as águas do oceano Pacífico como é atualmente. Recentemente, Correa declarou que não iria responder à notificação emitida pela Corte.

"Se a nós vai bem, vai bem a eles; se a nós vai mal, vai mal a eles, e isso é o que fará com que o governo equatoriano, de alguma maneira, mostre em Haia sua visão clara e absoluta de que os limites estão estabelecidos nos tratados de 52 e 54", apontou Pizarro.

O presidente do Senado fez referência ao fato de que o Equador assinou os tratados internacionais de 1952 e 1954 que o Chile usa para fundamentar seus argumentos.

"Se hipoteticamente não for bom para nós, o Equador vai se ver com problemas e em apertos, porque vai ser questionada sua soberania marítima em parte do Golfo de Guayaquil, podendo afetar também a plataforma continental a que tem direito", declarou o presidente do Senado a uma rádio chilena.

"Para nós é muito importante a postura histórica do Equador, que tem sido sempre coincidente total e absolutamente com o Chile, no sentido que a fronteira de ambos países com o Peru é a linha do paralelo", assinalou.

Pizarro se encontra atualmente no país de Correa, onde se reuniu ontem com o próprio presidente, com o chanceler Ricardo Patiño e outros ministros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host