UOL Notícias Notícias
 

15/06/2010 - 18h35

Venezuela recebe mais de 2.500 refugiados colombianos por ano

ANSA
CARACAS, 15 JUN (ANSA) - Entre 2.500 e 3.000 colombianos solicitam todos os anos o estatuto de refugiado na Venezuela, informou hoje o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Mohamed Alwash.

Em declarações à imprensa, em ocasião do Dia Mundial do Refugiado, Alwash explicou que o governo venezuelano "mostra generosidade" para com os cerca de 200.000 cidadãos do país vizinho que deixam sua nação em decorrência do conflito armado, que aflige a Colômbia há anos.

A maioria das solicitações está concentrada nas regiões dos estados de Apure, Táchira e Zulia, na zona da fronteira.

"Eu não sinto nenhum ressentimento, maus-tratos, perseguição ou xenofobia", continuou o representante do Acnur, que destacou que a boa recepção venezuelana demonstra que as divergências entre as duas nações não interferem nesse processo.

Segundo dados da entidade da ONU, no primeiro trimestre desde ano foram registrados 536 refugiados colombianos, o que confirma uma tendência "estável" do acolhimento do povo venezuelano.

Na Venezuela, há uma "excelente lei sobre os refugiados", de 2001, que constitui "um grande passo em comparação com outros países", complementou Alwash.

Os colombianos representam 95% de todos os refugiados que chegam ao país comandando por Hugo Chávez, ainda de acordo com informes do alto comissariado da ONU.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,80
    3,257
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h12

    1,09
    63.918,00
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host