UOL Notícias Notícias
 

16/06/2010 - 20h00

Colômbia-Eleições: Governo diz que 99,5% dos pontos de votação estarão seguros

ANSA
BOGOTÁ, 16 JUN (ANSA) - O governo colombiano informou hoje que 99,5% dos colégios eleitorais do país contarão com vigilância, garantindo a segurança dos cidadãos que elegerão no próximo domingo o sucessor do presidente Álvaro Uribe.

"Temos cobertura de 99,5% dos lugares de votação e somente 74 locais entre os 74 mil pontos não estarão cobertos", afirmou o ministro da Defesa, Gabriel Silva, explicando que esses "são lugares distantes, que não representam nenhuma ameaça à segurança".

Neste domingo, quase 30 milhões de colombianos são esperados no segundo turno das eleições presidenciais, disputado entre o governista Juan Manuel Santos e o opositor Antanas Mockus.

No primeiro pleito, em 30 de maio, o Ministério da Defesa enviou 350 mil militares e policiais aos municípios e departamentos (estados) do país. Na ocasião, foram registrados alguns conflitos isolados e três pessoas morreram.

Silva afirmou também que somente 6% das cidades estão em situação de risco extraordinário e 5% em risco alto. Ainda segundo o ministro, o governo realizou uma "análise histórica e de inteligência", o que permitiu às Forças Armadas aumentar sua presença em tais locais.

Por sua parte, a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Adelina Covo, convidou a população a comparecer "em massa".

Na primeira votação, de acordo com os dados da Registradoria Nacional (órgão responsável pelo processo eleitoral na Colômbia), a abstenção continuou a ser alta, com um total de 14.781.020 votos.

Santos, que foi o mais votado -- com 46% dos votos --, continua a frente. Segundo pesquisas divulgadas nos últimos dias, ele teria o apoio de mais de 60% da população.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,18
    5,294
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,57
    102.801,76
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host