UOL Notícias Notícias
 

16/06/2010 - 15h10

México: Cinco corpos de policiais são encontrados com marcas de execução

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 16 JUN (ANSA) - Os corpos de quatro policiais e um ex-agente que haviam sido sequestrados no início da semana foram encontrados hoje na cidade de Apodaca, no departamento de Nuevo León, com marcas de execução e mensagens de grupos narcotraficantes.

Os agentes -- três homens, duas mulheres e um dos corpos decapitado -- foram retirados à força de suas casas na madrugada de ontem.

O episódio faz parte de uma nova onda de violência no México. Na última segunda-feira, 12 policiais federais foram assassinados durante uma emboscada supostamente realizada pelo cartel de drogas La Familia Michoacana, na cidade de Zitácuaro, no estado de Michoacán.

Além disso, outros confrontos nos departamentos de Tepic e Guerrero registraram ao menos 45 mortes.

Na penitenciária da cidade de Mazatlán, no estado de Sinaloa, 29 presos também faleceram em conflito com policiais. No total, ao menos 91 pessoas foram mortas nos últimos quatro dias no México.

Ontem, o presidente mexicano, Felipe Calderón, disse que a luta contra o crime organizado não é apenas de seu governo, "mas de todos" os cidadãos.

Desde o final de 2006, quando Calderón chegou ao poder e iniciou uma estratégia de caráter militar contra os grupos narcotraficantes, já ocorreram ao menos 23 mil mortes em decorrência dessa luta. Estima-se que pelo menos duas mil vítimas eram civis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host