UOL Notícias Notícias
 

16/06/2010 - 15h45

Vaticano expressa satisfação por medidas cubanas em relação a presos politicos

ANSA
HAVANA, 16 JUN (ANSA) - O secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Dominique Mamberti, em visita a Cuba, expressou hoje sua satisfação pelas medidas adotadas recentemente pelo governo de Raúl Castro em relação aos presos políticos, após os diálogos iniciados com a Igreja.

"O diálogo é muito importante e já se veem frutos", disse Mamberti ao participar de uma coletiva de imprensa em Havana, ao lado do chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez.

O representante para a Política Externa do Vaticano, que iniciou ontem uma viagem de cinco dias à ilha a convite do governo e da Igreja cubana, expressou também seu desejo de que o diálogo "se fortaleça com minha visita".

Nas últimas duas semanas, o governo de Raúl anunciou que o dissidente Ariel Sigler, um dos 75 ativistas detidos em 2003, seria liberado devido aos problemas de saúde que apresentava. Ele foi solto no sábado passado e cumpria uma pena de 25 anos de prisão por traição. Outros doze detidos foram transferidos a presídios próximos de suas residências.

As medidas foram propostas durante as negociações entre o presidente cubano e o cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana. Antes, o religioso já havia conseguido o fim da proibição das manifestações do grupo Damas de Branco -- integrado por mulheres, mães e familiares dos opositores detidos.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores cubano enfatizou a existência de "todas as condições para que, em plena observância da Constituição cubana e de nossas leis -- que asseguram plena liberdade religiosa --, continuem estes frutíferos intercâmbios".

Hoje, além do encontro com Rodríguez, Mamberti assistiria à inauguração da 10ª Semana Social Católica. Há também a hipótese de um encontro com o mandatário local.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host