UOL Notícias Notícias
 

19/06/2010 - 15h04

Colômbia-Eleições: Resultado deve ser conhecido no final da tarde, diz Registradoria

ANSA
BOGOTÁ, 19 JUN (ANSA) - O diretor da Registradoria Nacional da Colômbia, Alfonso Portela, declarou hoje que o resultado do segundo turno das eleições presidenciais do país deve ser conhecido já no final da tarde deste domingo.

"É possível que entre as 17h15 e 17h30 tenhamos 95% dos resultados", afirmou Portela, que faz parte do órgão responsável pelo processo eleitoral colombiano.

Os quase 30 milhões aptos a participar do pleito poderão escolher entre Juan Manuel Santos e Antanas Mockus das 8h às 16h locais (entre 10h e 18h no horário de Brasília).

O ministro do Interior do país, Fabio Valencia Cossio, ressaltou que o "governo dá todas as garantias" para que as eleições ocorram de forma tranquila.

"Neste momento, todos os postos eleitorais estão protegidos pela força pública", que "protegem o território frente a ataques que busquem amedrontar os cidadãos", declarou o ministro.

Valencia Cossio também pediu que a população colombiana "derrote o abstencionismo", expressando, assim, sua preocupação de que a partida de amanhã entre Brasil e Costa do Marfim possa desestimular os eleitores a comparecerem às urnas.

No primeiro turno do pleito, no dia 30 de maio, o índice de abstenção foi de quase 50%. Desde então, os dois candidatos têm feito inúmeros chamados aos eleitores.

Ontem, diversas organizações sociais defenderam o voto em branco, que, caso atinja metade dos sufrágios, obriga a realização de novo pleito.

"É uma opção real, um voto útil, contemplado na legislação", argumentou Jorge Rojas, diretor da Consultoria para os Direitos Humanos e o deslocamento (Codhes).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host