UOL Notícias Notícias
 

21/06/2010 - 16h23

Colômbia: Uribe e Santos realizam primeira reunião visando a transição dos governos

ANSA
BOGOTÁ, 21 JUN (ANSA) - O presidente colombiano, Álvaro Uribe, e seu sucessor eleito neste domingo, Juan Manuel Santos, discutiram hoje temas econômicos no primeiro encontro de transição entre os dois governos.

Fontes governamentais informaram que logo no início da reunião, o mandatário reiterou que a jornada eleitoral de ontem foi um êxito ao dizer que "encomendamos a Deus o triunfo e o que segue".

Durante o colóquio que durou mais de uma hora, Uribe e Santos -- que é ex-ministro da Defesa do atual governo -- discutiram projetos de lei e o Tratado de Livre Comércio (TLC) entre Colômbia e Canadá.

O ministro da Fazenda, Oscar Zuluaga, esteve presente para entregar um balanço completo dos últimos oito anos de governo, já que Uribe foi reeleito em 2006, e projetar as prioridades em matéria econômica para a próxima administração.

O presidente e o próximo mandatário também organizaram um calendário de novos encontros visando a transição.

Santos promete manter as políticas de Uribe, que deixará o governo com mais de 70% de aprovação, obtidos principalmente por empreender um vigoroso cerco contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Ontem, no segundo turno das eleições, o então candidato governista obteve 69,05% dos votos, contra 27,5% do oposicionista Antanas Mockus, com mais de 99% das urnas apuradas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host