UOL Notícias Notícias
 

25/06/2010 - 09h16

Argentina oferece ajuda humanitária ao Brasil por chuvas em Alagoas e Pernambuco

ANSA
BUENOS AIRES, 25 JUN (ANSA) - O governo da Argentina ofereceu ajuda humanitária ao Brasil após as chuvas e inundações que devastaram regiões de Alagoas e Pernambuco, provocando pelo menos 50 mortes e evacuando mais de 100 mil pessoas.

A Chancelaria do país de Cristina Kirchner, através de um comunicado divulgado ontem, informou que colocou "à disposição das autoridades brasileiras a ajuda imediata e os elementos que se estime necessários prover para assistir aos prejudicados pelas enchentes".

O Ministério das Relações Exteriores argentino assinalou que ofereceu à nação vizinha uma equipe de técnicos especialistas no "Sistema de Gerenciamento de Suprimentos Humanitários [SUMA]".

Além disso, foi disponibilizado um grupo "de profissionais em contenção psicossocial pós-traumática para o trabalho com os efetivos das equipes de resposta e dos sistemas de saúde e educação".

De acordo com o comunicado, a Argentina ofereceu ainda um hospital de campanha de rápida implantação para apoiar o trabalho do sistema de saúde local.

No total, o número de vítimas fatais das fortes chuvas é de 34 em Alagoas e 17 em Pernambuco, sendo que há 76 pessoas desaparecidas. Cerca de 87 municípios nordestinos foram afetados pelo mau tempo e 26 decretaram estado de calamidade pública. Também há 30 localidades pernambucanas em situação de emergência.

A diplomacia argentina já havia oferecido ajudas ao Brasil em abril, quando um dos temporais mais fortes dos últimos 40 anos no Rio de Janeiro deixou pelo menos 200 mortos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host